Eficiência energética é obter o mesmo ou mais trabalho consumindo menos energia. Para atingir este objetivo é necessário a utilização de equipamentos mais eficientes, esta atividade pode ser simples quando analisamos pequenas instalações, porém em grandes consumidores de energia se faz necessário o desenvolvimento de atividades que busquem conhecer onde e como é consumida a energia dentro a instalação.

O primeiro passo para tornar a eficiência energética em realidade é elaborar um diagnóstico energético.

No diagnóstico energético é realizado o detalhamento do consumo de energia por uso final (iluminação, motores, aquecimento, climatização, refrigeração etc), com esse detalhamento é possível identificar os maiores consumidores de energia elétrica e definir as ações que terão maior impacto na redução do consumo de energia. Nesta fase são levantados os custos para implantação de cada projeto de eficiência, as linhas de financiamento disponíveis e o retorno sobre o investimento.

Ações de eficiência energética analisadas e implantadas pela Efi Energy Engenharia e Consultoria Ltda. 

- Substituição de iluminação convencional (incandescente, fluorescente, vapor de mercúrio, vapor de sódio e vapor metálico) por iluminação com tecnologia Led;
- Identificação e correção de vazamentos do sistema de ar comprimido;
- Substituição (com redimensionamento) de motores elétricos pouco eficientes por motores de alto rendimento;
- Aplicação de controle de velocidade em motores elétricos;
- Avaliação de eficiência energética em sistemas de aquecimento, refrigeração e climatização.

Após a definição das ações que serão executadas o segundo passo é realizar o plano de Medição e Verificação dos resultados, para tanto a Efi Energy Engenharia e Consultoria Ltda. utiliza as técnicas do Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance – PIMVP e possui em seu corpo técnico um Profissional Certificado em Medição e Verificação de Performance - CMVP®

Com as medições iniciais executadas as ações de eficiência energética são implantadas e após são realizadas as medições finais e calculadas as economias obtidas, seguindo a metodologia do PIMVP.

Sem recursos para investir em Eficiência Energética? Conheça o Programa de Eficiência Energética clicando aqui.