A Efi Energy Engenharia e Consultoria Ltda, atua no mercado livre de energia como uma consultoria independente com foco na implantação do mercado livre nas empresas elegíveis e na gestão da compra de energia.

As atividades realizadas são:

- Avaliação da viabilidade técnica, econômica e documental para migração ao mercado livre de energia;
- Avaliação do montante e das características da energia a ser contratada;
- Avaliação do contrato de fornecimento atual com a concessionária e verificação dos custos e prazos para migração ao mercado livre de energia;
- Elaboração do processo de cotação e escolha do fornecedor de energia;
- Acompanhamento do processo de adesão (técnico e comercial) e modelagem do consumidor na CCEE;
- Implementação do processo documental junto a CCEE, distribuidora local e órgãos envolvidos.

A gestão mensal inclui as atividades:

- Previsões semanais do consumo energia e comparativo com a energia contratada, identificando previamente a necessidade de compra ou venda de energia no curto prazo;
- Analise e conferencia das faturas de energia da distribuidora local e do fornecedor de energia no mercado livre;
- Relatório da economia real obtida em comparação com o mercado cativo;
- Avaliação do contrato de energia livre, formulando estratégias para contratação de curto, médio e longo prazo e avaliando continuamente as oportunidades de contratação de energia e obter o melhor resultado;
- Fornecimento de informações sobre o mercado de energia e as alterações em legislações e normas que afetam e/ou alteram o funcionamento do mercado livre de energia;
- Conferência da contabilização mensal e das obrigações financeiras do cliente perante a CCEE;
- Apoio em tratativas com a CCEE, ANEEL e concessionaria local.

Entre em contato através do e-mail efienergy@efienergy.com.br e solicite uma avaliação sem nenhum custo do seu potencial de economia com a migração mercado livre de energia.
Se você deseja saber mais sobre o mercado livre de energia, leia abaixo as respostas as principais dúvidas. 


O que é o mercado livre de energia elétrica?

O mercado livre de energia é o ambiente onde as empresas podem escolher livremente o seu fornecedor de energia. Neste ambiente as tarifas de energia são negociadas diretamente entre o consumidor e o fornecedor.

Difere da opção tradicional dos consumidores que é adquirir energia no mercado cativo,via distribuidora local, no qual as tarifas de energia são fixadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e não podem ser negociadas.

*Figura 01 Ambientes de Contratação – Fonte: Abraceel

Quem pode migrar ao mercado livre de energia?

Podem optar pelo mercado livre de energia somente as empresas atendidas em tensão primaria de fornecimento (acima de 2,3 kV) e com demanda contratada de no mínimo de 500 kW, empresas em comunhão de fato ou de direito pertencentes ao mesmo submercado podem somar as demandas até atingir o mínimo estabelecido e assim migrar ao mercado livre de energia.

Dentro do mercado livre de energia existem dois tipos de consumidores, os consumidores livres tradicionais e os consumidores livres especiais. Os consumidores livres podem comprar energia de qualquer fonte inclusive grandes usinas já os consumidores especiais podem comprar energia somente de fontes incentivadas como pequenas centrais hidrelétricas (PCH), eólica, solar e biomassa.

*Figura 02 – Consumidores Livres e Especiais – Fonte: Abraceel

O mercado livre de energia é regulamentado por leis especificas e resoluções do setor elétrico, as quais definem os direitos e os deveres dos consumidores. Para coordenar o mercado de energia foi criada em 2004 a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE. Para maiores detalhes consulte a Lei 10.848 / 2004 e o decreto 5.163 de 30 de Julho de 2004.

Quais as vantagens de migrar para o mercado livre de energia?

Energia mais barata que o cativo, a economia real pode chegar a 30 %, previsibilidade dos custos com energia, poder de escolha do fornecedor de energia, baixo investimento, re-comercialização da energia não utilizada e para consumidores especiais existe o desconto na tarifa de distribuição que pode ser 50%,80% ou 100%.

O que é necessário fazer para migrar ao mercado livre de energia e qual o prazo? 

É necessário comunicar a concessionária sobre a decisão de migração para cancelar o contrato de cativo e tornar-se agente na CCEE, além de escolher o seu fornecedor de energia e atender os requisitos técnicos da medição de faturamento. O prazo para que a migração ocorra é de no mínimo 6 meses.

Após a migração como será feito o faturamento de energia?

No mercado cativo o consumidor recebe apenas uma conta, a qual engloba todos os custos de energia e distribuição além dos impostos e encargos, no mercado livre o consumidor continuará pagando a conta referente a distribuição para a concessionária local e a conta referente a energia será paga diretamente ao(s) fornecedor(es). Os encargos serão debitados mensalmente pela CCEE.

Porque contratar uma consultoria independente para migrar ao mercado livre de energia? 

O mercado de energia é regido por leis especificas e demanda um acompanhamento por profissionais capacitados com conhecimento técnico especifico. A gestão de energia no mercado livre realizada pela Efi Energy não está vinculada ao fornecimento de energia, mantemos o foco em sempre alcançar o melhor resultado para o cliente.