array(6) { [0]=> string(5) "http:" [1]=> string(0) "" [2]=> string(16) "efienergy.com.br" [3]=> string(8) "noticias" [4]=> string(2) "38" [5]=> string(80) "previsao-de-carga-do-sistema-interligado-nacional-e-1-7-maior-que-no-ano-passado" } Previsão de carga do sistema interligado nacional é 1,7% maior que no ano passado | EfiEnergy - Engenharia e Consultoria Ltda
Previsão de carga do sistema interligado nacional é 1,7% maior que no ano passado

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para a semana entre 25 de junho a 01 de julho, traz projeções positivas para a carga no SIN (Sistema Interligado Nacional). Na última revisão referente ao mês de junho a projeção era de uma variação negativa de 1,6% e nesta edição de julho indica um aumento de 1,7% com relação ao mesmo mês do ano passado, atingindo 66.562 MW médios.
 
De acordo com o informe, as regiões Norte, Sudeste/Centro-Oeste, e Sul, indicam variação positiva em relação ao mesmo período do ano anterior, de 4%, 2,4% e 1,2% respectivamente. A carga estimada é de 37.920 MW médios para o Sudeste/Centro-Oeste, de 11.666 MW médios para o Sul, e de 6.176 MW médios para a região Norte. Para o Nordeste, a previsão estimada de carga é menor que no mesmo período do ano passado, com variação negativa de 1,2% e 10.800 MW médios.
 
O informe indica também que, para a semana operativa, o Custo Marginal de Operação (CMO) terá um declínio de 9,4% e permanece nivelado em todos os subsistemas. Os valores, anteriormente em R$ 50,08/MWh, devem atingir R$ 45,35/MWh.
 
Os índices de Energia Natural Afluente (ENA), ou seja, a chuva que cai nos reservatórios, devem alcançar, até o fim do mês, 105% da Média de Longo Termo (MLT), no Sul; no Norte 96% e 72% da MLT tanto nas regiões Nordeste quanto no Sudeste/Centro-Oeste. No mês de junho as bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu e a incremental a UHE Itaipu apresentaram totais de precipitação superiores à média histórica.
 
O nível dos reservatórios de três subsistemas deve seguir acima de 80% no final de julho. A projeção por regiões, para o dia 31 de julho, é de 97,6% no Norte, 89,9% no Sul, 82,2% no Nordeste e 63% no subsistema Sudeste/Centro-Oeste.

Para conferir o boletim na íntegra, clique aqui.

Fonte: ons.org.br

Recentes

Matriz elétrica brasileira alcança 200 GW

Matriz elétrica brasileira alcança 200 GW

Bandeira tarifária segue verde, ANEEL aprova redução nos valores de referência das Bandeiras Tarifárias

Bandeira tarifária segue verde, ANEEL aprova redução nos valores de referência das Bandeiras Tarifárias

Mercado Livre: Brasil atinge recorde histórico de migrações de consumidores

Mercado Livre: Brasil atinge recorde histórico de migrações de consumidores

Segue em alta consumo de energia elétrica no Brasil

Segue em alta consumo de energia elétrica no Brasil