O que é Tarifa Branca e quais o benefícios da mudança

A tarifa branca é a nova opção de tarifação de energia elétrica para consumidores de baixa tensão, que diferencia o valor unitário da energia (R$/kWh) de acordo com o horário de utilização.

A partir de janeiro de 2018 os consumidores com consumo de energia médio igual ou superior a 500 kWh/mês podem optar por essa modalidade, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica essa faixa de consumo abrange cerca de 4,5 milhões de unidades consumidoras.

Em 2019 o limite cai para 250 kWh/mês de consumo médio e a partir de 2020 não haverá limite mínimo.

Importante: A tarifa branca não se aplica aos consumidores inscritos na Tarifa Social (Baixa Renda) e iluminação pública.

 

A tarifa branca traz economia para o consumidor que consegue deslocar a maior parte do seu consumo de energia para o horário fora de ponta, onde a energia é mais barata. Clique aqui e descubra qual o horário fora de ponta, intermediário e ponta da sua concessionária.

Como exemplo vamos analisar as tarifas da Companhia Paranaense de Energia – COPEL da resolução homologatória 2255 de 20/06/2017 vigentes até 19/06/2018 para a classe residencial.

O gráfico da esquerda mostra a comparação entre a tarifa branca e a tarifa convencional nos dias úteis e o da direita a comparação nos sábados, domingos e feriados nacionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A conclusão é que a maior economia que um consumidor da COPEL pode obter com a mudança para tarifa Branca é de 15%, que é a diferença entre a tarifa convencional e a tarifa branca fora de ponta.

Na COPEL o horário fora de ponta é das 22h00 as 16h59, intermediário das 17h00 as 17h59 e das 21h00 as 21h59 e o horário de ponta é das 18h00 as 20h59.

Importante: No horário de verão os postos tarifários são adiantados em uma hora. 

O ideal, antes de optar pela tarifa branca, é fazer a análise do perfil de consumo com medições reais da carga efetiva ao longo do mês.

 

 

 

 

 

 

 

 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *