A Lei 9991/2000 determina que as concessionárias e permissionárias de serviços públicos devem aplicar, anualmente, um percentual de sua receita operacional liquida em eficiência energética. Para tanto foi criado o Programa de Eficiência Energética que é aplicado pelas distribuidoras e regulado pela ANEEL, tem por finalidade selecionar para execução, através de chamada pública, projetos de eficiência energética que apresentem viabilidade.

A Efi Energy Engenharia e Consultoria Ltda., elabora o diagnóstico energético e toda a documentação necessária para a habilitação das empresas neste programa, além disso somos responsáveis pelo acompanhamento da execução do projeto fornecendo os serviços de medição e verificação.

Como funciona:

Todos os anos a Copel divulga chamadas públicas para receber e viabilizar os projetos, sendo que para órgãos Públicos e Filantrópicos o recurso é repassado a fundo perdido e para os demais consumidores é realizado via contrato de desempenho.

Ações de eficiência energética analisadas pela Efi Energy Engenharia e Consultoria Ltda.

Substituição de iluminação convencional (incandescente, fluorescente, vapor de mercúrio, vapor de sódio e vapor metálico) por iluminação com tecnologia Led;

Substituição de motores elétricos pouco eficientes por motores de alto rendimento;

Aplicação de controle de velocidade em motores elétricos;

Avaliação de eficiência energética em sistemas de aquecimento, refrigeração e climatização.

Projetos de usinas fotovoltaicas (energia solar).

Após aprovado o projeto para execução em chamada pública, o segundo passo é realizar o plano de Medição e Verificação (M&V) dos resultados, para tanto a Efi Energy Engenharia e Consultoria Ltda. utiliza as técnicas do Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance – PIMVP e conta com um profissional certificado – CMVP.

Com as medições iniciais executadas as ações de eficiência energética são implantadas em seguida são realizadas as medições finais (relatório de M&V) e calculadas as economias reais obtidas.

Entre em contato através do e-mail comercial@efienergy.com.br ou telefone 41 98860-7364 (whatsapp) e solicite uma avaliação incial sem compromisso de contratação.